1º Congresso Mineiro “TEA na Atualidade” coloca o autismo em debate por três dias consecutivos com participação de mais de mil pessoas
“Os Transtornos do Neurodesenvolvimento: da Infância à Idade Adulta” foram temas centrais, em Belo Horizonte, do 1º Congresso Mineiro TEA na Atualidade: o maior congresso sobre autismo do estado de Minas Gerais. O evento foi estruturado conjuntamente pelas equipes do projeto ‘Montando um Time’ com apoio do Integrar TEA, esse encontro reunirá os mais renomados especialistas de diversas áreas, famílias e pessoas neurodiversas para debater avanços, desafios e caminhos possíveis rumo a uma sociedade mais inclusiva.
O congresso, coordenado pela Dra. Florence Assis, médica cirurgiã cardiovascular, diagnosticada com autismo aos 43 anos, seu esposo e pai atípico, Gustavo Lavorato, Procurador do Estado do Rio Grande do Sul e Rosely Rossito, arteterapeuta, reuniu mais de mil pessoas.
Um grande congresso
Com uma programação extensa e bastante abrangente, o congresso reuniu, ainda, cerca de 75 palestrantes e abordou temas importantíssimos do dia a dia de uma família atípica, e que certamente ajudaram despertar a atenção do público, entre eles: Os Transtornos do Neurodesenvolvimento: da infância à idade adulta; Prevenção e manejo de doenças cardiovasculares e metabólicas nos portadores de transtornos do neurodesenvolvimento; quando o comportamento fala, quem está escutando? Decodificando o invisível: Uma imersão sensorial e interativa sobre a linguagem silenciosa do autismo; O que você não pode ter deixado de se atualizar sobre TEA em 2025: revisão das principais descobertas e Papers do ano; etc.
“Promovemos um espaço de conhecimento e empatia, unindo ciência e protagonismo das pessoas autistas para ampliar a qualidade de vida e a inclusão”, destacou a Dra. Florence Assis. Ela lembrou o quanto esse congresso foi sonhado há anos. “Pode-se dizer que esse evento começou a ser desenhado desde que o projeto inicial ‘Montando um Time’ começou como um perfil nas redes sociais. Hoje ele é referência em conteúdo, eventos e formação sobre neurodiversidade e já realizou três simpósios de grande repercussão nacional, reunindo especialistas, famílias atípicas e profissionais da área. A última edição contou com 77 palestrantes de 20 estados e marcou um capítulo histórico na luta pela inclusão em Minas Gerais. Daí nasceu o 1º Congresso Mineiro de TEA na Atualidade”, explicou.
Programação de peso
Foram três dias consecutivos de importantes atualizações científicas, palestras, fórum de políticas públicas, roda de conversa, workshops, atividades artísticas e criativas, trabalhos científicos, podcasts, acolhimento jurídico e sala sensorial.
O Congresso, dirigido às famílias atípicas, especialistas, estudiosos, educadores, advogados e interessados pelo assunto, foi bastante elogiado pelo público presente. Paralelo ao evento aconteceram diversos workshops nos três dias do congresso, com palestras extremamente relevantes que vão desde “A praticabilidade da Comunicação Alternativa em espaços públicos para pessoas com autismo não verbal”, com Maria Ângela Garcia de Almeida (Neuropedagoga e Mestre em Educação e Saúde Coletiva), passando pelo “O uso de Cannabis medicinal no TEA”, com o Dr. Hugo Werneck (Médico Pediatra), “Dieta especializada no TEA: existe?”, com Mariana Catta Preta (Nutricionista), até “Aprendendo sobre direitos das pessoas neurodivergentes”, com as advogadas Vanessa Zacarias Rondinel e Carla Rodrigues, etc.
Outros palestrantes destacados pelo público: Willian Chimura, autista, mestre em Informática na Educação, especialista em ABA, doutorando em Psicologia, Cognição e Comportamento; Viviane Lima, psicóloga infantil, especialista no tratamento do TEA; Dr. Marcelo Masruha, neuropediatra; Dr. Hélio van der Linden, neurologista infantil e neurofisiologista; Dr. Renato Arruda, neurologista; Dr. Walter Camargos, psiquiatra; Dr. Júlio Santos, neurocientista, professor e pesquisador; Dra. Juliana Parada, médica psiquiatra; Dr. Luís Renato Braga Arêas Pinheiro, Defensor Público, coordenador de Direitos da Pessoa com Deficiência; Francisco de Paiva Silva Júnior – Revista Autismo; Natália Araújo, Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, dentre outros.
Com apoio institucional da Prefeitura de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Educação, o 1º Congresso Mineiro de TEA na Atualidade teve apoio da Associação dos Magistrados de Minas Gerais (Amagis), Neuroawiser, plataforma de aprendizado com pós-graduação, coordenada pelos Drs. Marcelo Masruha, Renato Arruda, Marco Arruda e Júlio Santos, responsáveis pelo maior congresso de transtornos do neurodesenvolvimento do país e o mais respeitado cientificamente.
Para a secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, Natália Araújo, o congresso simboliza um marco no compromisso da cidade com a inclusão escolar e com o fortalecimento da rede de apoio às famílias atípicas. “Para nós, os palestrantes são verdadeiros ídolos de quem está nessa caminhada pela inclusão. Só temos certeza de que vai dar certo em Belo Horizonte porque contamos com profissionais tão dedicados — mesmo no feriado, mais de 500 educadores da rede própria e parceira estiveram aqui. Que todos saiam enriquecidos pelas palestras e workshops. Minha vida é dedicada a apoiar outras mães por meio das nossas escolas, e seguimos firmes, juntos, para fazer a inclusão acontecer.”
Trabalhos Científicos
O evento reservou espaço para a extensão do conhecimento e do saber. Estudiosos e pesquisadores sobre o TEA puderam inscrever trabalhos e estudos, que foram avaliados por uma comissão científica e premiados no final do congresso.
Quem é o “Montando um Time”
Trata-se de projeto de impacto social, idealizado pela médica, cirurgiã cardiovascular, Florence Assis e pelo Procurador do Estado do Rio Grande do Sul, Gustavo Lavorato. Pais de cinco filhos — dois deles diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) —, além de um diagnóstico tardio de Florence, o casal transformou suas vivências familiares e a necessidade de acolhimento em ação. Foi assim que nasceu um movimento que leva informação qualificada, empatia e luta conta a discriminação e por inclusão a outras famílias, profissionais e à sociedade como um todo.

PROGRAMAÇÃO
DIA 15 – SÁBADO
– Credenciamento
Abertura oficial do 1º Congresso Mineiro de TEA na Atualidade
Gustavo Lavorato, Dra. Florence Assis e Rosely Rossito
Tema: Os transtornos do neurodesenvolvimento: Da infância à idade adulta
– Abertura das atividades
Dr. Walter Camargos
Os transtornos do neurodesenvolvimento: Da infância à idade adulta
Renato Loffi
Sobrecarga cognitiva nas crianças autistas
Dr. Felipe Guimarães de Castro Amorim
Compreendendo o Espectro: Por que pessoas com características tão diferentes compartilham o mesmo diagnóstico?
– Coffee Break
– Retorno das atividades
Dra. Natasha Ganem
Mutismo seletivo na neurodiversidade
Dra. Florence Assis e Dr. Marcos Leonardo Condé
Diagnóstico tardio no TEA
Ana Paula Bernardes
Certificação, interdisciplinaridade e evidências na análise do comportamento aplicada no atendimento ao autismo, da teoria à prática
– Intervalo para almoço
– Retorno das atividades
Willian Chimura
Uma perspectiva funcional sobre o autismo
Dr. Julio Santos
Redes funcionais de larga escala no neurodesenvolvimento e seus transtornos
Grande Roda:
A importância da equipe transdisciplinar no tratamento do TEA e demais transtornos do neurodesenvolvimento
Moderadora: Dra. Karina Louth
Participantes: Samara Freitas, Renata Presotti, Bianca Azara, Rosely Rossito, Raquel Soares, Mylen Tabellini, Christianne Cardoso, Pedro Monteiro, Maria Ângela Garcia, Paula Ramos, Simone Presotti, Marilane de Cáscia e Izabela Garcia.
– Coffee Break
– Retorno das atividades
Dr. Julio Santos
A dupla excepcionalidade no autismo
Vivianne Lima, Karina Roma e Stephanie Mariane
Quando o comportamento fala, quem está escutando? Uma imersão sensorial e interativa sobre a linguagem silenciosa do autismo
Dr. Marcelo Masruha
O fenótipo ampliado do autismo e o fenômeno da camuflagem
– Encerramento
DIA 16 – DOMINGO
– Credenciamento
Abertura
Dra. Florence Assis, Dr. Gustavo Lavorato e Christianne Cardoso
Projeto Montando um Time
Dr. Marcelo Masruha
O desenvolvimento da cognição e das emoções
Dr. Hélio Van der Linden
Não é receita de bolo! A importância da abordagem terapêutica individualizada e baseada em evidência científica
Dr. Simone da Silva Savero
Prevenção e manejo de doenças cardiovasculares e metabólicas nos portadores de transtorno do neurodesenvolvimento
– Coffee Break
– Retorno das atividades
Dra. Thelma Ribeiro Noce
Interface: Deficiência intelectual x Autismo
Dr. Renato Arruda
O que você não pode deixar de se atualizar sobre TEA em 2025? Revisão das principais pesquisas e descobertas do último ano
Dra. Juliana Parada
Gestação, parto e puerpério em mulheres com TDAH e demais transtornos do neurodesenvolvimento
Dra. Ana Cristina Abrantes
Autismo ou perda auditiva? A importância do otorrinopediatra e dos exames de audição (BERA) na fase diagnóstica
– Intervalo para almoço
– Retorno das atividades
Thiago Daladt
Narrativas que transformam: O poder do cinema na conscientização sobre o autismo
Thaís Frade
Como avaliar e tratar distúrbios do sono nos transtornos do neurodesenvolvimento
Mariana Catta Preta
Manejo nutricional no TARE associado aos transtornos do neurodesenvolvimento
Ernane Alves
Autismo e o Mercado de Trabalho: Lançamento do livro sobre o tema
– Coffee Break
– Retorno das atividades
Francisco Paiva Junior
Inteligência Artificial com propósito: IA + TEA
Fernando Provete
A importância da educação física no desenvolvimento da autonomia e independência no TEA
Roda de Conversa:
Os transtornos do neurodesenvolvimento na educação: É de fato inclusiva?
Participantes: Renata Presotti, Christianne Cardoso, Natália Araújo, Franciani Simoneti, Wiliane Eliara e Eli Faria.
– Sorteios e Encerramento
DIA 17 – SEGUNDA
– Credenciamento
Abertura
Wanda Luiza Muschioni e equipe
A importância da orientação parental
Dra. Luciana Vinhal
A importância do geneticista nos transtornos do neurodesenvolvimento: Quando e por que procurar?
Dra. Kelly Danielle de Araújo
A importância da prevenção de queimaduras nos indivíduos neurodivergentes, da infância à idade adulta
Anderson Luís Coelho
Manejo fisioterápico dos comprometimentos motores nos transtornos do neurodesenvolvimento
– Coffee Break
– Retorno das atividades
Dra. Araiza Fereguette
Tratamento medicamentoso nos transtornos do neurodesenvolvimento, da infância à idade adulta
Roda de Conversa:
O dia a dia da família atípica após o diagnóstico
Moderação: Dr. Marcos Leonardo Condé
Participantes: Erika Melo, Fabiana Buchemi, Igor Malferd, Natália Araújo, Alexandre Alkimim, Carolina Rodrigues, Elias Rodrigues, Rayani Paiva e Ialô Duarte.
Dra. Laura Brito
Capacitação jurídica e medidas de apoio e representação
– Intervalo para almoço
– Retorno das atividades
Luis Renato Braga Areas
O papel da coordenação estratégica de pessoas com deficiência na defesa dos direitos das pessoas com transtorno do neurodesenvolvimento
Maria Luisa Nogueira
A mercantilização no TEA
Dr. Franklin Façanha
Impactos jurídicos do tema 1295 do STJ no tratamento dos beneficiários neurodivergentes
– Coffee Break
– Retorno das atividades
Dra. Bruna Ituassu
O papel do médico pode ser um divisor no tratamento dos pacientes com TEA
Dr. Hugo Werneck
Os marcos cognitivos esquecidos no TEA
Rafael Eduardo Silva Magalhães
Reflexões de um Palhaço e a Saúde Mental
Dr. Walter Camargos, Dra. Florence Assis, Gustavo Lavorato e Rosely Rossito
Divulgação dos ganhadores do trabalho científico no formato pôster e agradecimentos
– Sorteios e encerramento do 1º Congresso Mineiro de TEA na Atualidade
Serviço
Evento: 1º Congresso Mineiro TEA na Atualidade – com a temática: Os Transtornos do Neurodesenvolvimento: da Infância à Idade Adulta
Datas: 15, 16 e 17 de novembro de 2025
Horário: 8h às 20h
Local: The One Business Business (Av. Raja Gabaglia, 1143 – Luxemburgo, Belo Horizonte – MG)
Organização: Projeto Montando Um Time
Informações:
E-mail: congressomineirodetea@gmail.com
WhatsApp: (31) 99645-2224
Redes sociais:
@montandoumtime
@congressomineirodetea
montandoumtime.com.br
Assessoria de Imprensa: (31) 9.9968-0652