Padaria Pet inaugura a primeira academia para cachorro em São Paulo
O JuDOG é uma forma de adestramento que favorece a concentração, equilíbrio, autocontrole e disciplina do animal. Ter um cão mais calmo, tranquilo e socializado pode evitar que o animal seja doado ou abandonado no futuro
São Paulo, de novembro de 2017 – A Padaria Pet, franquia especializada em petiscaria e confeitaria para cães e gatos, da Somagroup, inaugura novo serviço, o JuDOG, técnica de adestramento inspirada na filosofia do judô como arte marcial. Em parceria com a Animalz®, empresa especializada em adestramento, será a primeira iniciativa no País a oferecer o “judô” para cães.
A técnica é oferecida em aulas de grupos, sempre na presença do dono, e não será praticado como esporte de combate, mas sim com o objetivo de contribuir para que o animal fique mais calmo, equilibrado, menos agitado e tenha autocontrole no dia a dia, independentemente do que lugar que esteja. “Os exercícios ajudam a fortalecer o corpo, a mente e o espírito de forma conjunta. Ter um animal mais calmo, tranquilo e socializado dentro de casa pode melhorar a relação da família e evitar que este cão seja doado ou abandonado no futuro.”, explica a adestradora Cintia Pinheiro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde estima que tenham mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em grandes cidades brasileiras, para cada cinco habitantes, há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados.
A atividade contribui para a harmonia entre donos e os pets, além de trazer benefícios para a vida do animal. “Conforme o cão evolui e entende os sinais, ele vai mudando de faixa até chegar na cor preta. A boa convivência entre cão e tutor é possível e já foi comprovado resultados eficientes quando se utiliza o conceito do reforço positivo. Nos inspiramos no código moral da arte marcial que, dentre outras características, valoriza o respeito para viver de forma harmoniosa”, diz Rodrigo Chen, fundador da Padaria Pet, ao lado do irmão Ricardo.
Segundo o IBGE, estima-se que o Brasil tenha mais de 132 milhões de animais, sendo (52 milhões) de cachorros e (22 milhões) de gatos. O Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial, em número total, de acordo com dados da Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para animais de estimação.
A busca por mais qualidade de vida dos animais explica o faturamento de R$ 19,2 bilhões registrados esse ano, o que representa um aumento de 7% em relação ao ano anterior. As famílias brasileiras têm despesas que chegam, em média, a R$ 300 mensais destinados aos cuidados com os cães. Já com os gatos, desembolsam R$ 121,39, em média, para mesmo período.
Origem
A palavra “judô”, que tem origem japonesa, significa ‘caminho suave’, praticada como esporte de combate e fundada em 1882 por Jigoro Kano. Segundo a tradição, a prática proporciona entender as inúmeras situações da vida de forma mais simples, mostrando caminhos mais tranquilos fora ou dentro do tatame. Dessa forma, o aprendizado que fica é a socialização, disciplina e não a violência e luta.
Vale ressaltar que o JuDOG ano será praticado como esporte de combate, já que é passado ao animal a técnica de adestramento convencional. São 10 trocas de faixas que duram de 6 a 8 semanas cada uma e duas aulas semanais por turma, com quatro cães a depender do porte. É necessário que o animal esteja em dia com as vacinas, seja castrado e tenha condições de praticar aulas na presença de outros animais. Para que o cão evolua de faixa, é necessário que haja uma frequência mínima nas aulas e que seja aprovado em avaliação, aplicando o conhecimento adquirido.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.judog.com.br ou diretamente na loja na rua Oscar Freire, 502.
As aulas acontecem de segunda e quarta / terça e quinta, das 16h e 16h45 e, aos sábados, das 16h às 17h30.
Sobre a Padaria Pet
A empresa oferece linhas de produtos como cerveja, panettone com flocos de carne, sucos para cães, docinhos, sorvetes, gelatinas, bolos de caneca para microondas, hambúrguer, cookies, bolos, muffins, waffers e a linha natural para animais diabéticos, com problema renal, obesidade, e o serviço completo de buffet para festas de aniversário. Além disso, tem espaço para serviços, como banho e tosa, galeria de arte, cinema e boutique para venda de acessórios.
A fábrica é registrada no Ministério da Agricultura e os produtos desenvolvidos por Universidades e Doutores em Nutrição Animal. A ideia surgiu quando os empreendedores viajaram aos Estados Unidos em 2010, e se depararam com o conceito de padaria para cachorro, estabelecimentos ue aceitam a presença de animais de estimação.