COMPETÊNCIAS QUE AGREGAM VALOR À GESTÃO DAS EMPRESAS
Por João Bosco, VP de Desenvolvimento de Negócios e Sócio da Doxa Advisers; Pós-Graduado em Marketing e Gestão Industrial pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Especialista em TI aplicada à Gestão Pública
Muitas empresas ou mesmo áreas departamentais podem demandar uma liderança executiva adicional, mas não necessariamente de uma posição executiva (C-level) em tempo integral. Uma alternativa seria contratar profissionais com experiência em liderança para identificar falhas e orientar as equipes.
A gestão interina, através de competências como serviços, é uma tendência crescente para as empresas que precisam de atenção imediata e especializada. Competências como serviços são disponibilizadas através de executivos seniores que intervêm, esporadicamente, para ajudar os líderes e a alta gestão a resolver problemas ou situações empresariais urgentes e/ou pontuais.
Diferentemente do que hoje é oferecido por consultorias tradicionais, que entregam serviços para determinado projeto ou período de tempo; no “CxO as a Service” ou competências C-level como serviços, há a visão de continuidade e comprometimento constante com estratégias e com o negócio do cliente. Dessa forma, é possível estudar demandas e evoluir processos, gerenciando a área alvo sob a ótica de um gestor efetivamente inteirado ao ambiente.
Outro aspecto importante é considerar que a empresa que busca este tipo de serviço deve ter acesso contínuo ao executivo (CxO), possibilitando acompanhar, explorar, analisar, colaborar e entender possíveis novas oportunidades e estratégias.
Neste contexto, a tecnologia da informação e a transformação digital têm um aspecto importante para permitir que este serviço seja prestado a partir das seguintes características:
▸ Qualidade profissional a custo acessível
▸ Mais agilidade
▸ Contratação conforme a necessidade
▸ Disponibilidade total (24×7)
▸ Acessibilidade dos stakeholders aos consultores com o uso de escritório digital na nuvem
▸ Ferramentas de produtividade e colaborativas que introduzam eficácia e agilidade na comunicação entre cliente e consultores
É importante levar em consideração que a competência como serviço (CxO as a Service) deve propiciar efetivamente uma vantagem competitiva para a empresa. Ter um executivo interino que tenha sido um líder em uma situação análoga é mais que uma escolha de um “consultor” que trará melhorias. É fortalecer os pontos altos e reestruturar os pontos baixos, consolidando e integrando as áreas da empresa.
Sobre a Doxa Advisers
A Doxa Advisers é uma empresa dedicada a aumentar a produtividade dos negócios de seus clientes para o benefício de indivíduos, empresas e sociedade de forma ética e sustentável. O aumento da produtividade é obtido em uma combinação de Inovação e Gestão. Acreditamos que esta é a base para uma sociedade com maior produtividade, riqueza e oportunidades. Seu propósito é prover aos seus clientes conhecimento e orientação em sua utilização, de maneira efetiva, racional com custo-benefício adequado para alcançar seus objetivos, utilizando-se de uma combinação de tecnologia e da experiência.
Seus sócios possuem forte background como executivos, gestores e especialistas em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação, e têm como filosofia trabalhar com paixão e foco no atingimento dos objetivos de seus clientes, seguindo os valores da empresa: Conformidade, Sustentabilidade, Transparência, Tolerância, Qualidade de Vida. A Doxa Advisers possui foco nos seguintes serviços:
– INOVAÇÃO
Entendemos Inovação como uma nova ideia ou uso mais eficaz de uma ideia já existente para atingir objetivos de negócios. Vemos também Inovação como a aplicação de melhores soluções que atendam aos requisitos de negócios novos ou existentes. Para chegar lá, utilizamos os produtos, processos, serviços e tecnologias que já estão prontos, combinados da melhor forma, para atingir os objetivos e metas das organizações.
– GESTÃO
Gestão é a capacidade das organizações de utilizar da melhor forma os recursos disponíveis para atingir suas metas e objetivos, planejando e alcançando essas metas em tempo de forma ética e rentável.
Informações à imprensa
Flávia Ghiurghi
flaviaghiurghi@gmail.com
(11) 9-9716-2800
http://www.doxa-advisers.com.br/
Área de anexos