Festival Ecrã estreia no Arte Sesc com filmes e instalação audiovisual de destaque internacional
O Espaço Cultural Arte Sesc, localizado no Flamengo, Rio de Janeiro, abre suas portas para a oitava edição do Festival Ecrã, trazendo uma seleção impressionante de cinema experimental e artes audiovisuais. Pela primeira vez no Brasil, o festival apresenta obras renomadas internacionalmente, prometendo uma experiência única para os amantes da sétima arte.
Durante os dias 28 e 29 de junho, o evento oferecerá ao público a oportunidade de mergulhar em filmes premiados e instalações inovadoras, com entrada gratuita. Entre os destaques, está a estreia dos filmes do aclamado diretor canadense Kurt Walker, reconhecido por sua contribuição única ao cinema experimental. Walker, vencedor do prêmio de melhor filme no DocLisboa com “Hit 2 Pass” (2014) e do grande prêmio no Festival du Nouveau Cinèma em Montreal com “Eu Pensei no Mundo de Você” (2022), estará presente para discutir suas obras em bate-papos mediados por Wilson Oliveira Filho e Filipe Furtado.
Além das obras de Walker, o festival inclui a exibição de “s01e03” (2020) e “Gargoyle” (2017), dois trabalhos que exploram narrativas e estilos cinematográficos distintos, enriquecendo a diversidade do evento. Destaque também para a instalação audiovisual “Hastes Flexíveis com Pontas de Algodão”, de Pedro Gui e Dostoiewski Champagnette, uma abordagem fantástica e provocativa que ecoa influências de Cronenberg e do cinema grego contemporâneo.
Entre os filmes nacionais, “Rapacidade” (2023), dirigido por Julia De Simone e Ricardo Pretti, investiga as transformações na região portuária do Rio de Janeiro através de uma lente crítica e perspicaz. Já “Paixão Sinistra” (2024), do promissor diretor carioca João Pedro Faro, transporta os espectadores para um thriller urbano ambientado nas ruas da cidade maravilhosa, explorando temas de licenças e códigos na narrativa cinematográfica.
Com uma programação diversificada e envolvente, o Festival Ecrã no Arte Sesc promete ser um marco cultural, oferecendo uma plataforma para a reflexão e apreciação das novas fronteiras do cinema e das artes audiovisuais.